DÚVIDAS FREQUENTES
Saiba mais sobre as documentações exigidas e etapas da Inspeção Veicular do seu veículo
Inicial GNV
Inspeção realizada para registro do uso do Gás Natural Veicular (GNV) junto ao órgão de trânsito.
- Documento do veículo ou Nota fiscal;
- Nota fiscal de serviço de instalação;
- Atestado de qualidade da instalação;
- Nota fiscal do kit GNV com discriminação dos itens;
- Autorização do DETRAN (SENHA);
- Veículo abastecido no mínimo 180 bar de pressão de GNV;
- Veículo abastecido no mínimo 90% de combustível líquido;
- Certificado de Requalificação para cilindros;
- Certificado do Cilindro para cilindro não reatestados.
Periódica GNV
Inspeção realizada anualmente para licenciamento de veículos com Gás Natural Veicular (GNV) instalado.
- Documento do veículo;
- Selo do GNV;
- Veículo abastecido com no mínimo 180 bar de pressão de GNV;
- Veículo abastecido no mínimo 90% de combustível líquido;
- RG e CPF do condutor do veículo;
- Certificado de Requalificação quando o cilindro for requalificado;
- Nota fiscal quando o KIT GNV sofrer troca de algum componente;
- Atestado da qualidade quando o cilindro for instalado por instaladoras após a requalificação ou sofrer manutenção dos componentes de GNV.
Sinistrados
Inspeção para desbloqueio, junto ao órgão de trânsito, de veículos recuperados de sinistro.
- Documento do veículo;
- Habilitação do condutor do veículo;
- Senha do DETRAN para desbloqueio de Sinistro.
Modificados
Inspeção para regularização, junto ao órgão de trânsito, de veículos com alterações de características.
- Documento do veículo;
- Habilitação do condutor do veículo;
- Senha do DETRAN para modificação realizada;
- Documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na modificação do veículo;
- ART,CAT,CCT ou Certificado de Garantia ( Quando Aplicável).
Do kit e do cilindro
- Suportes de fixação do cilindro
- Linha de baixa e alta pressão
- Válvulas
- Redutor
- Indicador de pressão
- Invólucro estanque
- Dispositivos direcionadores de vazamentos (Flages / Traquéa)
- Ponto de aterramento
- Etiquetas de identificação
- Emissão de poluentes
- Outros componentes
No veículo
- Equipamentos obrigatórios: Triângulo, chave de roda, estepe, cintos etc.
- Sinalização / iluminação
- Freios
- Direção
- Eixos e suspenção
- Pneus e rodas
- Para-brisas, trincas, fissuras etc.
Etapa 1
Entrevista para saber o serviço a ser realizado. Recolher os documentos necessários e corretos.
Etapa 2
Inspeção propriamente dita, onde serão verificados os seguintes itens;
- Equipamentos obrigatórios e proibidos;
- Sinalização e iluminação;
- Freios, direção, eixos e suspensão;
- Pneus e rodas;
- Dimensões;
- Sistemas e componentes complementares;
- Verificação da emissão de gases poluentes ou da opacidade da fumaça no caso específico de substituição do motor e/ou modificação no sistema de exaustão e/ou mudança de combustível.
Etapa 3
Existem ainda ensaios específicos de acordo com determinados casos, tais como:
- Verificação da transparência luminosa do conjunto película/vidro;
- Verificação da emissão de ruídos quando da modificação do sistema de exaustão;
- Ensaio de torção do monobloco quando da modificação/substituição do mesmo.
* Ao término da inspeção o cliente receberá o CSV (Certificado de Segurança Veicular) no caso do veículo ser aprovado, ou receberá o RNC (Relatório de Não-Conformidade) no caso do veículo ser reprovado. Neste caso, o cliente terá o prazo de 30 (trinta) dias para sanar as “não-conformidades” e retornar com o veículo para a verificação da correção das falhas ou defeitos identificados (descritos na RNC) , sem a necessidade de um novo pagamento.Verificada a devida correção, o cliente receberá então o CSV.